Medo de dentista? Conheça a Hipnodontia

odontofobia destaque-1.png

Por acaso você tem medo de agulhas? Aquele som da broca do dentista te dá arrepios? Você é daquelas pessoas que escova os dentes 10 vezes por dia para não correr o risco de acabar em um consultório odontológico? Muito bem, a parte da escovação pode até ser uma boa ideia, no entanto ter medo ou até mesmo pânico de alguma coisa não é não. Até por que mais cedo ou mais tarde você vai precisar visitar este profissional que te causa tanto pânico: O “TEMÍVEL” DENTISTA!!

Hoje começamos uma nova série por aqui, vamos falar um pouco sobre a utilização da hipnose em diversas profissões, começando pela Odontologia. A seguir vamos conhecer o que um HIPNODONTISTA consegue fazer utilizando seus conhecimentos de odontologia potencializados pela hipnose.

Você conhece hipnose? Acredito que sim, pode ser que já tenha visto alguém comer uma cebola achando que é maçã em algum programa de televisão dominical “clichê”. Ou você pode ser um daqueles curiosos que buscou saber um pouco mais sobre o assunto. Pode ter ouvido falar então que a hipnose ajuda a pessoa desenvolver capacidades e habilidades de forma mais fácil e rápido. A hipnose pode sim ajudar praticamente qualquer pessoa a desempenhar de forma mais eficaz suas atribuições. E é sobre isso que vamos conversar hoje e nas semanas a seguir.

Um dos principais papéis da hipnose é no controle da dor. Pessoas que possuem dores crônicas usualmente buscam aprender a técnica para gerenciar os surtos de dor que se mantém constantes por grandes períodos, anos ou até uma vida toda. Além disso, a analgesia ou até anestesia hipnótica pode ser utilizada eventualmente conforme a demanda, como por exemplo, para “tirar” uma dor de cabeça, ou nas costas, após um dia estressante de trabalho. Ou ainda la para tornar processos invasivos praticamente imperceptíveis, tais como doação de sangue, aplicação de vacinas, tatuagens e procedimentos estéticos.

No entanto a utilização da hipnose em um consultório odontológico excede e muito a questão da dor. É claro que podemos e devemos utilizá-la para o controle de dor, mas por que não ir além? E se pudéssemos diminuir a ansiedade ou tensão emocional de um paciente? Ou ainda resolver fobias como “o barulho da broca” ou pânico de agulhas com apenas um “Estalar de dedos”?

Não são raras as vezes que o profissional de odontologia perde tempo com espasmos musculares (muitas vezes involuntários) de um paciente ansioso ou que tem medo do procedimento. Sem falar do sofrimento do paciente por causa da necessidade de refazer algum procedimento ou por que o dentista precisou utilizar de força para manter tudo no lugar certo. A tensão durante o processo seguida da dor muscular em todo o corpo ao final do processo é um claro sinal que o paciente não estava querendo passar pelo procedimento.

Felizmente hoje existem cada vez mais profissionais qualificados para aplicar a hipnose dentro da clínica odontológica. Desde 2008, quando o Conselho Federal de Odontologia reconheceu a utilização da Hipnose entre outras metodologias complementares, cada vez mais estes profissionais procuram cursos e parcerias com hipnotistas para realizar os mais diversos procedimentos.

O Hipnodontista atua com hipnose reduzindo a ânsia de vômito durante a moldagem ou potencializando os efeitos das medicações no pré e pós-operatório. Conforme falamos anteriormente, a hipnose também pode ser uma grande aliada no controle da dor, seja em pacientes alérgicos, mulheres grávidas ou ainda pessoas resistentes à anestesia química. Também podemos elencar papéis importantes da hipnose como na promoção de Hemostasia (diminuição e controle do sangramento) e Xerostomia (diminuição da salivação) durante os procedimentos.

Todas essas possibilidades tornam mais prática a rotina na clínica odontológica, mas o importante é que acima de tudo o profissional pode zelar pelo conforto do paciente durante os procedimentos. Aquelas situações, cheiros ou ruídos traumáticos tornam-se menos apavorantes. Sendo assim a saúde bucal se torna mais próxima, palpável e PRÁTICA. Entregando uma alternativa àqueles que se negam a visitar periodicamente ao dentista.

Então da próxima vez que for visitar o seu dentista pergunte à ele se ele conhece os benefícios do casamento entre a hipnose e a odontologia. Caso ele não conheça, fique à vontade para enviar o link dessa postagem. Caso você seja um cirurgião ou cirurgiã dentista e está interessado(a) em saber mais sobre o assunto, fique à vontade para me enviar mensagens pelas redes sociais, terei o maior prazer em orientá-lo ou orientá-la como proceder para tornar-se um exímio hipnotista, e obter as capacidades e habilidades necessárias à um Hipnodonstista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s