VALORIZAR A EQUIPE E FORNECER SUBSÍDIOS PARA QUE OS RESULTADOS CRESÇAM E SE TORNEM EXPRESSIVOS

Olá amigos, como estão? Hoje eu gostaria de convidá-los para uma reflexão sobre algo que vem me ocorrendo e quem sabe pode vir a fazer parte das inquietações de vocês também.

Já vi vários artigos de pessoas dando “conselhos” sobre o que fazer na crise, o que é necessário fazer para manter-se em crescimento ou ainda apenas para sobreviver este período de incertezas econômicas, políticas e administrativas. No entanto, o que observo é que muito se fala e pouco se faz efetivamente na prática. O que ocorre é que parece que tudo conspira contra qualquer iniciativa que tenhamos.

Acredito que além do oportunismo de algumas pessoas que estão “vendendo lenços” podemos identificar no período de recessão que estamos vivendo uma oportunidade para melhorar de dentro pra fora. Claro que sempre temos a oportunidade de crescer como pessoas, mas desta vez não e sobre isso que estou falando. É melhorar de forma comercial, minha empresa, a loja que eu trabalho, meus negócios pessoais. Neste momento se você está esperando que algo aconteça para tomar alguma decisão, tenho uma notícia para você: NADA QUE VENHA DE FORA PODE AFETAR DIRETAMENTE OS SEUS RESULTADOS!

Mesmo que tenhamos um processo de impeachment finalizado, mesmo que tenham novas eleições, mesmo que privatizem todo o país, mesmo que candidatos extremistas assumam o poder… Nada disso vai fazer com que entrem mais pessoas em teu estabelecimento, com mais dinheiro e buscando comprar mais ainda seus produtos ou serviços. Peço desculpas se estou incomodando alguém com esta postagem, mas o objetivo dela é este mesmo. Fazer com que tenhamos a oportunidade de voltar nossos olhos pro próprio umbigo e perceber ali dentro o que podemos fazer.

Este momento também é o momento da pro atividade, pois a apatia está tomando conta de todos os âmbitos da sociedade. Incluindo seu gestor, seu chefe, o diretor da empresa. Quanto mais sobre na hierarquia, NORMALMENTE, mais aumenta o nível de preocupação com o dia de amanhã. Então talvez seja o momento certo de romper com as barreiras do conformismo e fazer algo que garanta a sobrevivência desta companhia, que bem ou mal, mantém as contas da sua casa em dia. Sabe aquela ideia que você teve e acredita que poderia melhorar um pouquinho, não precisa mudar toda a estrutura para causar uma reestruturação de tudo, uma pequena mudança pode fazer toda a diferença. Leve esta ideia até a pessoa que pode implantá-la. Quem sabe esta pode ser a “mudança” que esta pessoa está esperando para tomar uma atitude que beneficiará a todos.

Ou talvez, se você continuar na inércia, logo logo, acabe também se tornando vítima da mesma. Quem sabe, por falta de alternativas, você acabe sendo demitido, já que o gestor não visualiza o que é preciso fazer, onde pode melhorar e quais as pequenas mudanças que são necessárias pra causar uma grande diferença. A escolha sempre é nossa.

Bom, além da pro atividade, o que mais pode causar uma mudança efetiva de dentro pra fora? Creio que o momento é oportuno para a criação (e implantação) de reuniões de gestão abertas a quem quiser ajudar, realização de brainstorms periódicos com o objetivo de fazer pensar nas respostas que talvez uma pessoa só não esteja sendo capaz de alcançar e, é claro, investir em capacitação, treinamentos e valorização da equipe que se tem.

De todas as companhias que ouço falar, apenas uma parte infinitesimal está contratando novas pessoas para os postos de trabalho. Muitas delas demitem. Mas algumas ainda tentam, com todas as forças, manter a equipe. Mas a equipe precisa se superar nos resultados para poder continuar sendo autossustentável. Então cabe ao gestor valorizar esta equipe, entregar à eles as ferramentas e o subsídio (teórico e prático) para que estes resultados se tornem expressivos. Através do desenvolvimento dos mesmos.

VALORIZAR A EQUIPE E FORNECER SUBSÍDIOS PARA QUE OS RESULTADOS CRESÇAM E SE TORNEM EXPRESSIVOS. Esta talvez seja a forma mais efetiva de entregar o ânimo que todos precisam neste momento de dúvidas e recessão.

Um abraço..
1214432795BqNMU7I

Um comentário sobre “VALORIZAR A EQUIPE E FORNECER SUBSÍDIOS PARA QUE OS RESULTADOS CRESÇAM E SE TORNEM EXPRESSIVOS

  1. Muito boa a abordagem. A vontade é algo que pode ser despertada, mas só desperta aquilo que se tem.

    O sucesso/mudança/atitude de dentro para fora, foi um excelente tópico abordado nesse post.

    Parabéns pela reflexão.

    Alex
    Líder de equipes de resgate no Corpo de Bombeiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s